ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO
CARNEIRO DOS SANTOS
PROJETO:Reciclar
e brincar
Olhosd’água-MG, Outubro de
2012
Projeto :Reciclar e brincar
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Meses: Outubro e novembro
Tema: Reciclagem
Título:Reciclar e brincar
Publico alvo: O
projeto Reciclar e brincar que visa inicialmente atender 03 criança da Educação Infantil
e 19 criança do Ensino Fundamental inicial e final abrangindo do 1º ao 5º ano.
Tem como objetivo que este público se torne multiplicador das ações
desenvolvidas na escola.
Duração: O
projeto em si teve duração cerca de 1 semana.
Coordenação: Maria Jenúzia Ferreira
Professores: Evangélia Cristina
Oliveira Vieira
Iara Ataide
Antunes
Parceiros: EI(Energia
Inteligente)Cemig nas Escola e Comunidade escolar.
Apresentação
O projeto Reciclar e brincar foi realizado na Escola Municipal Sebastião
Carneiro dos Santos localizado na comunidade Sete Paus em Olhos D’ Àgua-Minas
Gerais sobre coordenação das professoras
Evangélia Cristina Oliveira Vieira e Iara Ataíde Antunes com com 22
alunos de série multisseriada.
A reciclagem da garrafa pet visa uma
alternativa de amenizar o problema de tanto acúmulo de lixo,mas é necessário
que haja engajamento dos aluno e professores para que possa realizar essa ação.
Tendo como recursos as tecnologia e mídias digitais como veículo de
desenvolvimento do consciente e da conscientização das pessoas ,mostrando e
analisando que podemos reciclar as
garrafas pet transformando em diversos brinquedos,enfeites para minimizar a
degradação do meio ambiente.
A consciência ambiental não tendo uma
postura podemos causar mais danos ecologicos a qualidade de vida assim
comprometendo a natureza.
Justificativa:
A
conscientização da reciclagem da garrafa pet irão dimunuir o grande número de
garrafas nos aterros sánitarios contribuindo para um desenvolvimento sustentável
para o nosso planeta.
Objetivos:
Geral:
Conscientizar a comunidade escolar da
importância da reciclagem da garrafa pet acerca dos temas que envolvam o meio
ambiente,cidadania,desenvolvendo a construção de atitudes para a
sustentabilidade.
Específicos:
*Conscientizar
as crianças da importância da reciclagem da garrafa pet;
*Trabalhar
artesanato com as próprias garrafa pet que tem em casa;
*Explorar
vídeos que fala sobre como reciclar;
*Ensinar
as crianças a importância da aprendizagem da leitura e da escrita digital de
maneira lúdica e criativa;
*Reconhecer
os tipos de lixo que podem ser reciclado;
*Identificar
as doenças que o lixo podem trazer;
*Conscientizar
a importância da higiendo meio ambiente;
*Confeccionar
brinquedos com lixo reciclado;
*Criar um mascote em
prol do meio ambiente.
Ações:
PORTUGUÊS:
*Leitura
dos livros da Cemig;
*Produzir
texto referente a reciclagem;
*Interpretação
oral e escrita.
CIÊNCIAS:
*Reconhecer
os tipos de lixo que podem ser reciclado;
*Identificar
as doenças que o lixo podem nos trazer;
*Conscientizar
a importância da higiendo meio ambiente.
ARTES:
*Confeccionar
brinquedos com lixo reciclado;
*Criar
um mascote em prol do meio ambiente representando o trabalho da Escola
Municipal Sebastião Carneiro dos Santos.
MATEMÁTICA:
*Separação
dos produtos reciclavéis de acordo com sua cor para que o lixo fique organizado;
*Representar
em gráfico os brinquedos feitos pelos alunos;
*Conscientizar
sobre a importância da reciclagem para o
meio ambiente com seus dados da quantidade de lixo.
GEOGRAFIA:
* A
importância da sustentabilidade.
Abrangência:
Toda a comunidade e alunos.
Procedimentos Metodológicos –
Áreas do conhecimento/ conteúdo
Português – Linguagem oral e escrita
Interpretações textuais;
Produções textuais.
Matemática
Separar os lixos
referente as cores,
Gráficos e tabelas.
Artes
Linguagem visual;
Confeccionar brinquedos
reciclados;
Criação de um mascote.
Geografia
Sustentabilidade
Ciências
Tipos de lixos;
Doenças causadas pelo
lixo;
Mascote.
Culminância
ü Exposição dos trabalhos
realizados com os alunos;
ü Vídeos (data show);
ü A conscientização dos alunos
sobre o meio ambiente
Cronograma
Ação
|
Outubro
|
Novembro
|
Dezembro
|
Apresentação do tema
|
X
|
|
|
Leitura e interpretação dos
textos
|
|
x
|
|
Conscientização sobre o meio
ambiente
|
|
x
|
|
Criação do mascote
|
|
x
|
|
Artesanato com reciclagem
|
|
x
|
|
Relatório Final
|
|
|
x
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Avaliação:
Os alunos serão avaliados na
desenvoltura,habilidades linguistica e
tecnologica,motora,criatividade,criticidade,compreendendo e apreciando a
participação e envolvimento com a reciclagem átraves de observação diária de
como eles vão se envolver quando o
assunto se refere sobre a reciclagem e a
coletividade.
Referências:
Marcos
Didonet A natureza da
paisagem:Energia:recurso da vida:livro 1.Rio de Janeiro:CIMA,2006
www.reciclagem.com.br
acessado dia 20/10/2012
www.cantinhodasatividades.com.br acessado dia 20/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário