Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital
Projeto Integrado de Aprendizagem:Relatório
Alfabetizando Com os Contos de Fadas
Autora:Iara Ataíde Antunes
Olhos D`Àgua, maio de 2012
Relatório do Projeto Integrado de Aprendizagens
Alfabetizando Com os Contos de Fadas
O projeto Alfabetizando com os contos de
fadas está sendo desenvolvido na Escola Municipal Sebastião Carneiro dos Santos
com intuito de desenvolver o prazer e o gosto pela leitura dos contos de fadas,
estimulando o gosto pela leitura e escrita percebendo o prazer que ambas
proporcionam através da exploração de livros de contos, utilizando as
diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral, escrita e áudio
visual). Expressando suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos,
avançando assim no seu processo de significados e enriquecendo cada vez mais
sua capacidade expressiva através da contação de história.
Dentre as atividades lúdicas houve
apresentação de vídeos de contos de fadas, como Branca de Neve e os Sete Anões,
Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, sendo que cada vídeo foi trabalhado a
oralidade através do reconto e dos debates, e também atividades escritas como,
caça palavras, cruzadinhas, desenhos e produção de textos.
Também foram trabalhados
valores como respeito, colaboração e hábitos de higiene, portanto houve a
interdisciplinaridade de vários conteúdos.
Com todas essas
interdisciplinaridades podemos avaliar o incentivo dos alunos pelo gosto da
leitura dos contos de fadas.
Foram avaliado a liberdade que os alunos
tiveram em expressar os seus conhecimentos e suas dúvidas e seu ponto de vista
do que eles acham sobre os contos de fadas.
No final do projeto pode perceber que os educando já sanava a dificuldade de contação de história, interpretação oralmente e atividade pedagógica,leitura e escrita.
No final do projeto pode perceber que os educando já sanava a dificuldade de contação de história, interpretação oralmente e atividade pedagógica,leitura e escrita.
Referências:
Centro de
alfabetização, Leitura e escrita/CEALE. Belo
Horizonte: Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, 2003.
BRASIL, Ministério da educação
e do Desponto. Referencial curricular para a Educação Infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. 5ª
Ed. São Paulo: scipione, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário